Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
  • Ricardo Rodrigues Martins - PSC
  • Vereadores
    14ª LEGISLATURA
    Presidente Atual
    Ricardo Rodrigues Martins
Data: 23/12/2016 Hora: 00:00:00
História do Município
Webline Sistemas

A cidade

Origem Histórica.

Em meados de 1948 chegaram os primeiros colonizadores da região Justino Rodrigues de Souza, Mariano Viana e José Viana e após algum tempo Gustavo Marques de Oliveira e a estes juntaram se dezenas de outras famílias.
A primeira denominação da localidade foi Jurema. As colheitas fartas não tardaram a ocorrer, dando ao povoado o reconhecimento do Estado à contribuição na economia paranaense.
Pela Lei Estadual n.º 116, de 23 de agosto de 1955, foi criado o Distrito Administrativo de Jurema, no município de Paranavaí. Em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual n.º 4.245, o distrito de Jurema foi emancipado.
Através da Lei Municipal n.º 37, de 13 de junho de 1961, a denominação do município foi alterada, passando de Jurema para Amaporã.
significado ao termo Amaporã, do guarani, Amá = chuva + porá = bonito).
Distrito:-sede, Nordestina.
Limites: Cidade Gaúcha, Guaporema, Mirador, Paranavaí e Planaltina do Paraná
Comarca – Paranavaí
Clima – Sub-tropical úmido.
Padroeira – Nossa Senhora de Fátima.
Ponto Turístico – Parque Estadual de Reserva Florestal.

DISTRITO DE AMAPORÃ
O município de Amaporã, ficou com o povoado de Nordestina que foi criado através de um projeto de lei do vereador Cícero Agustinho do Nascimento, que foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal no dia 25 de abril de 1962. Tornou-se oficial pela Lei nº 28 de 15 de maio de 1962.

“De todos os Estados veio Gente.”
A população de Amaporã é construída por pessoas de diversas origens, destacam-se os descendentes de Italianos, Portugueses, Espanhóis e Japoneses.
O trajeto imigratório de nossa população conta com a vinda de vários estados:Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraíba, Alagoas e Rio do Norte e Ceará.

 

 

Reportar erro



Próxima Sessão

Sessões Ordinárias

Toda Segunda-feira

a partir das 19:30